DIA DO ÍNDIO 19 DE ABRIL
Os professores da escola desenvolveram trabalhos direcionados para o dia do Índio buscando resgatar a importância histórica desta cultura no nosso País. Foram discutidos a diversidade de tribos indígenas gerando debates relevantes acerca da diversidade cultural com os alunos, bem como foram realizados trabalhos diferenciados em todas turmas pelas professoras de área e de Artes, Informática, Educação Física e Hora do Conto.
De acordo com Guimarães (2008), professor de História Indígena da UNEB, os alunos precisam reconhecer que em todo território Brasileiro os índios
constituem uma diversidade de sociedades com histórias, territórios e saberes próprios, com costumes, crenças, línguas e linguagens
extremamente ricas e ancoradas em tradições milenares.
No caso da Bahia e da região Nordeste de um modo geral, podemos dizer
que as sociedades indígenas tiveram uma participação efetiva ao longo de todo
processo de colonização. E são juntamente estas marcas que fazem com que os povos indígenas no
Nordeste sofram com um tipo bem específico de preconceito: a contestação de suas
identidades étnicas. Isso devido ao fato desses índios apresentarem características
físicas e sócioculturais que não correspondem com aquela visão dos povos indígenas
disseminada na sociedade nacional, segundo essa visão, todos os povos indígenas no Brasil deveriam apresentar
um fenótipo e uma cultura semelhante à de povos do Xingu, por exemplo, vivendo
em casas de palha em áreas de floresta e andando nus, com os corpos pintados de
jenipapo e urucum.
PRÉ I e II: Prof. Marcelle
PRÉ I e II: Prof. Marcelle
Que amores
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