terça-feira, 19 de abril de 2016

DIA DA LEITURA



Turma do 3º ANO
(Prof. Maristela)





     Os alunos do 5º ANO  produzem livros e ampliam seus conhecimentos através da leitura.
     (Prof. Taísa)

    Trabalhos dos alunos do 4ºANO 
    (Prof. Cíntia)


Atividades da educação infantil: Versinho recitado em aula, trabalhando sobre o Projeto Família         "Tema em Família". Histórias: Os três porquinhos e a Branca de Neve e os sete anões com                   elaboração de fantoches, cenários e brincadeiras sobre as histórias.
   PRÉ (Prof. Marcelle)

    


Os alunos do 1º ANO, após a hora do conto tiveram a oportunidade de pela primeira vez escolher um livro da escola para ler em casa com a família.
(Prof. Alice)
           Contação de História no 2º ANO com a Prof. Simone. "Carneirinhos travessos". Os alunos                   juntamente com a professora confeccionaram o personagem do livro e pipoca.


 Contação de História "Sustentabilidade- Ajuda a Natureza" com confecções de sacolas de pano    personalizadas para os alunos. Ocorreu a contrução do livro "Projeto Sacola Reciclada Literária"    através de registros e ficha de leitura com a família em parceria com a Prof. Solani,.
     A sala foi decorada com livros assim como a parte externa da escola possibilitando aos alunos a          leitura de livros ao ar livre a partir da sensibilização. 

Pré I e II: Prof. Clair

 
    Primeiro ano: Prof. Clair

DIA DO ÍNDIO 19 DE ABRIL

    Os professores da escola desenvolveram trabalhos direcionados para o dia do Índio buscando resgatar a importância histórica desta cultura no nosso País. Foram discutidos a diversidade de tribos indígenas gerando debates relevantes acerca da diversidade cultural com os alunos, bem como foram realizados trabalhos diferenciados em todas turmas pelas professoras de área e de Artes, Informática, Educação Física e Hora do Conto. 
      De acordo com Guimarães (2008), professor de História Indígena da UNEB, os alunos precisam reconhecer que em todo território Brasileiro os índios constituem uma diversidade de sociedades com histórias, territórios e saberes próprios, com costumes, crenças, línguas e linguagens extremamente ricas e ancoradas em tradições milenares. No caso da Bahia e da região Nordeste de um modo geral, podemos dizer que as sociedades indígenas tiveram uma participação efetiva ao longo de todo processo de colonização. E são juntamente estas marcas que fazem com que os povos indígenas no Nordeste sofram com um tipo bem específico de preconceito: a contestação de suas identidades étnicas. Isso devido ao fato desses índios apresentarem características físicas e sócioculturais que não correspondem com aquela visão dos povos indígenas disseminada na sociedade nacional, segundo essa visão, todos os povos indígenas no Brasil deveriam apresentar um fenótipo e uma cultura semelhante à de povos do Xingu, por exemplo, vivendo em casas de palha em áreas de floresta e andando nus, com os corpos pintados de jenipapo e urucum.

    PRÉ I e II: Prof. Marcelle
    
    Aula de Artes: 3º ano: Completando o desenho do Cocar do Índio. 
Prof. Neila


    Educação Física 1º ano: Brincadeiras de origens indígenas (Prof. Neila)

 
     Coreografias do Maculelê que também tem origens indígenas: 3º ano (Prof. Neila)

     Aula de Informática: 1º ANO Dia do Índio
    Prof. Neila


COMBATE A DENGUE

Trabalho desenvolvido no segundo ano pelas professoras Simone e Solani.

   Vídeo sobre a Dengue: Turno da tarde
    PRÉ I e II: Turma da Prof. Marcelle


    Orientações do Ministério da Saúde

domingo, 17 de abril de 2016

AULA INTERATIVA: SÁBADO DIA 16/04/16

       A aula deste sábado contemplou o turno da manhã e da tarde juntos trabalhando com todos os professores da escola com atividades diferenciadas. As turmas foram agrupadas da seguinte forma: Pré e Primeiro ano; segundo e terceiro ano e quarto e quinto ano aonde os professores prepararam atividades lúdicas de reforço e revisão atendendo as necessidades de ambas as turmas. Os alunos também tiveram aula de Educação Física e o lanche diferenciado. Parabéns para todos os professores que se empenharam e tornaram este sábado cheio de alegria e muito aprendizado .
    Dinâmicas com massinha de modelar e Bingo com a Prof .Solani, Prof. Simone e Prof. Maristela
    Aula de Educação Física: Prof. Janquiel
    Torta de bolacha e Batida de banana no lanche deste sábado.


quinta-feira, 14 de abril de 2016

PROJETO CAMINHOS DA LEITURA

   Turno da tarde: Grupo de Teatro Ritornelo: Peça Zé Vagão da roda fina e sua mãe Leopoldina.


INFORMÁTICA  

        A aula de informática busca ir além do aprendizado das funções de diferentes programas, buscando complementar e auxiliar nos conteúdos que os demais professores estão desenvolvendo na sala de aula. Desta forma, o aluno consegue atribuir significados mais concretos, estabelecendo relações e construindo o conhecimento com o auxílio da tecnologia.

  Aula de Informática: 1º ANO e 3º ANO (Prof. Neila Bonone)



terça-feira, 12 de abril de 2016

MACULELÊ

      O maculelê é uma manifestação cultural vinda da Bahia que também deu origem a capoeira. Ele conta através da dança e dos cantos a lenda de um jovem guerreiro que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo.Uns dizem que sua origem é africana, outros dizem que é indígena e alguns afirmam que é mistura das duas. Maculelê também é conhecido como a dança do canavial, dança que os escravos praticavam no meio dos canaviais, com cepos de canas nas mãos para extravasar todo o ódio que sentiam pelas maldades feitas pelos feitores. Eles diziam que era dança, mas na verdade era uma forma de luta contra os horrores da escravidão e do cativeiro. Os cepos de cana substituíam as armas que eles não podiam ter. (Texto adaptado: Prof.Neila)

                          Lembrancinhas do turno da tarde. Parabéns prof. Solani pela criatividade!!!
                             
                                                    Lembrancinhas do turno da manhã