terça-feira, 19 de abril de 2016

DIA DO ÍNDIO 19 DE ABRIL

    Os professores da escola desenvolveram trabalhos direcionados para o dia do Índio buscando resgatar a importância histórica desta cultura no nosso País. Foram discutidos a diversidade de tribos indígenas gerando debates relevantes acerca da diversidade cultural com os alunos, bem como foram realizados trabalhos diferenciados em todas turmas pelas professoras de área e de Artes, Informática, Educação Física e Hora do Conto. 
      De acordo com Guimarães (2008), professor de História Indígena da UNEB, os alunos precisam reconhecer que em todo território Brasileiro os índios constituem uma diversidade de sociedades com histórias, territórios e saberes próprios, com costumes, crenças, línguas e linguagens extremamente ricas e ancoradas em tradições milenares. No caso da Bahia e da região Nordeste de um modo geral, podemos dizer que as sociedades indígenas tiveram uma participação efetiva ao longo de todo processo de colonização. E são juntamente estas marcas que fazem com que os povos indígenas no Nordeste sofram com um tipo bem específico de preconceito: a contestação de suas identidades étnicas. Isso devido ao fato desses índios apresentarem características físicas e sócioculturais que não correspondem com aquela visão dos povos indígenas disseminada na sociedade nacional, segundo essa visão, todos os povos indígenas no Brasil deveriam apresentar um fenótipo e uma cultura semelhante à de povos do Xingu, por exemplo, vivendo em casas de palha em áreas de floresta e andando nus, com os corpos pintados de jenipapo e urucum.

    PRÉ I e II: Prof. Marcelle
    
    Aula de Artes: 3º ano: Completando o desenho do Cocar do Índio. 
Prof. Neila


    Educação Física 1º ano: Brincadeiras de origens indígenas (Prof. Neila)

 
     Coreografias do Maculelê que também tem origens indígenas: 3º ano (Prof. Neila)

     Aula de Informática: 1º ANO Dia do Índio
    Prof. Neila


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